Psicopedagogia

              Você já ouviu falar sobre Psicopedagogia e Avaliação Psicopedagógica?

        Queremos aqui explicar sobre o trabalho dos profissionais especialistas, sobre o que é, quais são os motivos para realizar uma Avaliação Psicopedagógica e a sua importância.




A psicopedagogia é um campo de atuação construído a partir da pedagogia e a psicologia recebendo também influências tanto da psicanálise como da psicologia cognitiva.

A psicopedagogia estuda a aprendizagem humana em todas as fases da vida, afinal, estamos em constante aprendizado desde que nascemos, como por exemplo: mastigar, andar, falar e são inúmeros os conhecimentos adquiridos durante a vida. Mas é no período escolar que podem acontecer dificuldades de aprendizagem, pois é onde demanda as habilidades para que o aprendizado aconteça.


      Sobre o trabalho psicopedagogo


O objetivo dos profissionais que trabalham na Psicopedagogia é identificar as Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem que podem ser de origem cognitiva, emocionais ou pedagógicas e elaborar reabilitação cognitiva (intervenções) destes transtornos para facilitar o processo de aprendizagem.


    Avaliação Psicopedagógica e Tratamentos


A avaliação psicopedagógica cognitiva é composta por entrevistas aos pais e diversos testes para identificar quais habilidades estão deficitárias. São aplicados testes para avaliar:



  • Memória
  • Atenção
  • Planejamento
  • Flexibilidade
  • Tomada de decisão
  • Psicomotricidade
  • Linguagem
  • Leitura
  • Escrita
  • Aritmética (matemática)
  • Estratégia de aprendizagem
Além disso, o psicopedagogo avalia pessoas com dificuldade de aprendizagem e com Transtorno de Desenvolvimento, como: dislexia, discalculia, disortografia, TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de atenção e Hiperatividade), deficiência intelectual, entre outros.

Após dar a devolutiva com a hipótese diagnóstica, o psicopedagogo elabora e realiza ações de tratamentos destes transtornos, conforme necessidade de cada paciente, ajudando a desenvolver habilidades e estratégias para minimizar os prejuízos. O tratamento pode envolver pessoas próximas e também outras profissionais, como fonoaudiólogo, psicólogo, neurologistas e psiquiatras.

Para que ocorra a aprendizagem, é essencial estar em equilíbrio entre seu estado psicológico e de saúde, pois quando um desses aspectos estão prejudicados, impacta diretamente na aprendizagem.

    Conheça a Psicopedagoga que desenvolve seu trabalho na Harmonie Instituto:
   

  Ana Paula Caterino - Psicopedagoga, Clínica, Institucional e Hospitalar - CBO 2394/25

 Ana Paula realiza avaliações psicopedagógicas e também sessões para atendimentos clínicos em crianças, adolescentes e adultos. Além disso, aqui na Harmonie Instituto, a psicopedagoga é coordenadora em grupos de supervisão para outros psicopedagogos. Sobre sua formação, Ana Paula é Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana de Neurociências Mackenzie (UPM). Pesquisadora do Laboratório de Neurociências Cognitiva e Social da (UPM). Também é professora em curso de pós-graduação em Psicopedagogia. Ministra cursos e palestras. Co-fundadora da Potencial Cerebral.

  Para agendar consulta inicial com a Psicóloga, entre em contato (11) 3492-3278/ Whatsapp: 95396-3704


                                    Estamos à disposição para maiores informações.

                                                                                                 Atenciosamente, 

                                                                                                            Equipe Harmonie Instituto.

                                                                             

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é dia da Conscientização do Autismo

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Como é o atendimento de psicologia para crianças?