Hoje é dia da Conscientização do Autismo


2 de abril

Dia da Conscientização do Autismo

Pensando na crescente desse transtorno, sabemos o quanto é importante conscientizar as pessoas sobre, mostrando quais são os sinais, características e orientando sobre o que se deve fazer.

Você sabe o que é Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

Trata-se de um transtorno no neurodesenvolvimento. É um assunto complexo, no entanto, há aspectos básicos para que se possa compreender de forma clara este conceito.

Segundo o DSM-5 o Transtorno do Espectro Autista é descrito como déficits persistentes na:

- comunicação, podendo ser verbal ou não verbal;
- interação social;
- alterações sensoriais;
- comportamentos restritos e repetitivos;

Até hoje não tem comprovação de fato sobre as causas do TEA, existem diversas pesquisas em andamento, o que se sabe, é que suas causas são multifatoriais, existe o fator genético e o fator ambiental.

Embora não seja possível apontar a causa básica, existem diversas condições associadas ao transtorno, como: Deficiência intelectual, Síndrome de Down, Síndrome do X-frágil.

Atualmente sabemos que é possível verificar sinais do transtorno em bebês e para isso é importante que os cuidadores estejam atentos aos sinais. Bebês com Transtornos do Espectro Autista não faz contato visual, não atende quando é chamado, não faz sinais como dar "tchau", tem dificuldade em compartilhar atenção, brinca de forma inadequada e repetitiva, apresenta movimentos repetitivos e estereotipados.

Outros sinais de crianças com TEA são interesses intensos ou hiper foco, movimentos corporais estereotipados, dificuldade de sair da rotina, interesses sensoriais como cheirar objetos ou olhar atentamente para objetos em movimento. Sensibilidade sensoriais como por exemplo: som, toque, diferentes texturas. Dificuldade em abstração. Formas diferentes de brincar, como por exemplo: empilhar coisas. Deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem.

Para fazer o diagnóstico do Transtorno do Espectro do Autismo é necessária uma equipe interdisciplinar que entenda sobre desenvolvimento, composta de neuropediatra/psiquiatra infantil, psicopedagogo, psicólogo e fonoaudiólogo. O diagnóstico é puramente clínico, através de escalas aplicadas nos cuidadores, escalas de desenvolvimento aplicadas nas crianças e observação clínica.

O Transtorno é classificado em 3 graus: autismo leve, autismo moderado, autismo severo.

Sabe-se que não é necessário fechar o diagnóstico para começar a intervenção, crianças bem pequenas com sinais de TEA devem começar a intervenção o quanto antes, a estimulação precoce é fundamental, pois temos aquilo que chamamos de plasticidade cerebral, que é a capacidade que o cérebro tem de se modificar frente a estímulos ambientais, e essa capacidade é melhor em crianças.

Existem diversos métodos de intervenção para TEA, os modelos mais utilizados por psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos são: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), TEACCH, e o modelo Denver.

Esperamos que essas informações possam ser úteis!



O texto foi escrito pela psicopedagoga Ana Paula Caterino, que é Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento. Atua com avaliações e intervenções aqui na Harmonie Instituto



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