Para envelhecer é preciso coragem

Por que será que para os que se suicidam cedo demais demonstramos solidariedade e para os que envelhecem praticamos intolerância?
(texto escrito por Luciane Gomes Perez)
Este questionamento surgiu durante essa semana quando foram divulgadas inúmeras comparações e críticas aos artistas que se apresentaram no último Rock in Rio. 

Expressões como saber envelhecer, e envelhecer em forma, foram as mais simpáticas que surgiram, de forma geral as críticas foram vorazes.
Ainda falando do mundo do rock n roll, o que podemos dizer daquela triste coincidência de ídolos da juventude que morrem aos 27 anos?

E dentro do senso geral, há ainda a expressão "Os bons morrem cedo" como se só as pessoas ruins envelhecessem?

Nossa sociedade está envelhecendo, é fato, e as pessoas que fazem parte desta sociedade envelhecida tem dificuldade em lidar com a isto. Cultuamos o corpo, cultuamos tratamentos estéticos, cultuamos as pessoas jovens e não queremos olhar pessoas de cabelos brancos, rugas e sem o vigor físico e disposição da juventude.  

Não queremos lidar com pessoas lentas, que tem dificuldade de acompanhar as mudanças. Não temos paciência.

E como será para esta geração se olhar no espelho, quando os anos implacavelmente chegarem?





Quais escolhas serão feitas ao longo dos anos para que se permaneça sempre jovem? A escolha será recorrer a cirurgias, medicamentos? A escolha será se fechar dentro de casa? A escolha será desistir de viver, pois não haverá valor no que não será jovem?

É preciso refletir sobre este tema. Não é de hoje que esta falta de habilidade em lidar com a passagem dos anos causa problemas nas pessoas. Nos deparamos com dois grandes dramas, o primeiro é o do abandono dos idosos, e o segundo  é o do suicídio cometido por pessoas idosas que se abandonam, deixam de cuidar de si mesmas pois também não conseguem lidar com o peso dos anos.

Envelhecer não é fácil, envelhecer com aparência e vigor de alguém mais novo é uma exceção e não regra. 

Para envelhecer é preciso coragem, e para envelhecer "bem" e com saúde é preciso realizar uma série de renúncias de prazer ao longo da vida, renúncias estas que também não estamos dispostos a lidar... mas esta é uma outra história.


"No oriente, um mestre não é julgado negativamente por não ter mais a mesma força, agilidade ou reflexos, mas sim admirado por todo conhecimento acumulado durante os anos."

Aos nossos mestres toda gratidão e reverência sempre.




Sobre a autora
Luciane Gomes Perez é sócia na Harmonie Instituto, consultora empresarial e de finanças e colunista deste blog.
e-mail luciane.gomesperez@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é o atendimento de psicologia para crianças?

O que é Transexualidade?

Hoje é dia da Conscientização do Autismo