Como é o atendimento de psicologia para crianças?

Como é a  Psicoterapia para Criança?



Essa é uma dúvida muito comum, não só dos responsáveis, mas também de pessoas que não conseguem imaginar uma criança deitada em um divã falando sobre seus dilemas. Realmente, essa não é uma cena comum e nem esperada para o atendimento infantil. Quando falamos nessa modalidade de psicoterapia, falamos em ludoterapia.


Mas, o que é isso? Ludoterapia é o tratamento por meio de jogos e brincadeiras para aliviar as angústias dos pacientes. Melanie Klein, psicanalista austríaca, criou essa "técnica do brincar" na década de 1920 e identificou nos jogos e nas brincadeiras uma via para expressão dos conflitos e das ansiedades. 

Nessa "sessão do brincar", a criança poderá explorar seus sentidos, expor seus conteúdos e, em parceria com o psicoterapeuta, dramatizar, brincar e utilizar os recursos lúdicos. 
Ainda assim, é esperado que as pessoas se sintam confusas quanto ao procedimento da Psicoterapia infantil. Por isso, separei aqui o que costuma ser recorrente nos consultórios:

Fase do Psicodiagnóstico:

  1. Avaliação com os responsáveis: Nesse momento é importante que os responsáveis pela criança estejam preparados para relatar sobre a queixa dela, responder perguntas sobre seu comportamento, sobre sua rotina, vida escolar e relacionamento familiar. É importante que haja transparência e tranquilidade. 

  1. Atendimentos com a criança: Etapa em que se inicia o contato com a criança. O profissional irá utilizar das técnicas lúdicas para compreendê-la de forma holística. Podem ser utilizados testes, brincadeiras, jogos e vivências para prosseguir com a avaliação. 

  1. Contato com rede de apoio: Poderá ser realizado contato com a escola, bem como professores e diretores, e com demais familiares para compreender melhor o cliente e seu comportamento. 

  1. Devolutiva aos responsáveis: Em algum momento do processo os responsáveis podem ser informados sobre a evolução da criança e os procedimentos realizados. Também são combinados esses encontros de devolutivas para orientação, explicar futuras condutas com o cliente ou discutir se há necessidade de início da psicoterapia. 

Fase da Psicoterapia: 

  1. Verificada a necessidade de continuidade para um processo psicoterapêutico, a(o) psicóloga(o) dará continuidade aos atendimentos lúdicos com a criança, podendo também utilizar de maiores intervenções. Vale ressaltar que todas as etapas são terapêuticas e benéficas para o cliente. 

  1. Orientação aos responsáveis: Durante a psicoterapia podem ser combinados atendimentos de orientações aos responsáveis para que sejam explicadas questões relacionadas à criança e sua evolução. 

De forma geral, a Psicoterapia infantil é uma realidade e pode trazer resultados bastante positivos. Normalmente a criança se sente à vontade para explorar a caixa de brinquedos e consegue se expressar de forma bastante relevante. 


Se sentir necessidade de auxílio para alguma criança e ainda houverem dúvidas sobre a psicoterapia, procure um profissional que você se sinta confortável e converse mais a respeito dessa temática.


 Este texto foi elaborado pela Psicologa Flavia dos Santos Lima, que atende crianças e adultos na Harmonie Instituto na região do Tatuapé, Zona Leste São Paulo.

Para marcar atendimento de psicologia para crianças você pode entrar em contato através do nosso telefone 11 3492 3278 ou chamar  pelo whatsapp  por este link https://goo.gl/X4yJmn
Flavia do Santos Lima
Psicóloga - CRP 06/129080



Harmonie Instituto
Rua Itapura, 414 - Tatuapé - São Paulo






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é dia da Conscientização do Autismo

Transtorno de Estresse Pós-Traumático