Neuropsicologia

              Você sabia que muitos psicólogos são especialistas em Neuropsicologia?
                Você já ouviu falar sobre a Avaliação Neuropsicológica?


       Queremos aqui explicar sobre o trabalho desse especialista, sobre o que é, quais são os motivos para realizar a Avaliação Neuropsicológica e a sua importância.



Os psicólogos especialistas em Neuropsicologia, são os responsáveis em avaliar e identificar as funções cognitivas do cérebro. Através de uma investigação minuciosa é possível entender como estão funcionando os processos da: Atenção, Memorização, Orientação, Planejamento, Organização, Linguagem, Aprendizagem, Inteligência, Visioconstrução, Percepção e muitas outras.

Contudo a Avaliação Neuropsicológica não deixa de avaliar o funcionamento psicodinâmico da pessoa, ou seja, o comportamento, as motivações psíquicas, emoções e personalidade, pois este trabalho tem como objetivo relacionar cérebro e o comportamento.

Quem solicita uma avaliação Neuropsicológica?

A solicitação de uma avaliação neuropsicológica pode vir da escola, de médicos (neurologistas, psiquiatras, geriatras), psicólogos, fonoaudiólogos, psicopedagogos ou de qualquer profissional que acompanhe o paciente.
Entretanto não é necessária a indicação de outro profissional, a própria pessoa pode procurar por esta avaliação.

Como é realizado?

São aproximadamente 8 a 12 sessões, podendo se estender de acordo com o caso.


O primeiro ponto é entender a queixa e as particularidades do histórico do paciente, através de uma anamnese detalhada (entrevista sobre vários aspectos do paciente), o que leva entorno de 2 sessões de 1 hora.

Em alguns casos, o uso de escalas de comportamento e desenvolvimento é feito para coletar dados, principalmente quando há suspeita de alguns transtornos específicos. Posteriormente se inicia a aplicação dos testes padronizados e atividades qualitativas.

Os resultados obtidos nos testes são integrados com o histórico clínico do paciente e aplicados em um relatório abrangente, onde são descritos suas facilidades e dificuldades, o que é determinante para as decisões de um tratamento correto e adequado, para que o paciente possa progredir.

Neste relatório são descritos todos os detalhes dos trabalhos realizados, inclusive os nomes dos testes de avaliações, exames realizados, o diagnóstico e os possíveis encaminhamentos para equipes multidisciplinares.

Pra quem?

A avaliação neuropsicológica pode ser aplicada em crianças, adolescentes, adultos e idosos (2 aos 89 anos)

O paciente pode ser indicado por diversos motivos: atraso no desenvolvimento, rendimento escolar, comportamento inadequado, lesões cerebrais (AVC, aneurismas, acidentes onde a região do crânio foi atingida, doenças neurológicas), pré e pós cirurgias neurológicas ou por algum outro motivo onde haja necessidade de uma avaliação das funções cognitivas.

Na infância auxilia no diagnóstico de TDAH (Transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade), Transtorno de Aprendizagem (Dislexia, Discalculia, Disortografia), TEA (Transtorno de Espectro Autista), entre outros.

Na idade pré escolar as questões mais comuns estão ligadas a comportamento e atraso no desenvolvimento de forma geral (coordenação motora, social, aprendizagem, etc).

A avaliação neuropsicológica como auxiliar da psicoterapia:

A avaliação neuropsicológica não substitui a psicoterapia, mas é um auxiliar importante, principalmente quando o psicólogo clínico está atuando com uma pessoa durante muito tempo e não está encontrando soluções e o processo de mudança não está acontecendo.

Pode haver um transtorno de neurodesenvolvimento, aprendizagem de personalidade, humor ou até mesmo psiquiátricos e que através dos testes cognitivos, testes projetivos (personalidade) e comportamento, aplicado por um psicológico especialista em Neuropsicologia, pode ajudar o psicoterapeuta e ou médico a ter uma hipótese diagnóstica a ser tratada e facilitar o direcionamento do tratamento.

Resumido:

  A avalição Neuropsicológica, pode ajudar como forma de:

  • Prevenção;
  • Detecção;
  • Sinalização da necessidade de iniciar uma intervenção;
  • Objetivo no tratamento;
  • E até mesmo um direito de cada pessoa conhecer suas potencialidades e suas dificuldades.



Neuropsicólogas que desenvolvem seus trabalhos na Harmonie Instituto:


Thais Peleias - Neuropsicóloga - CRP 06/100.880

Psicóloga especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Atua com foco nas técnicas de Avaliação Neuropsicológica, para auxílio de diagnósticos, realiza intervenções e conduz orientação familiar e escolar. Aqui na Harmonie, Thaís faz parte da equipe de avaliações de diagnósticos através de avaliações neuropsicológicas para pessoas de todas as idades. Além disso, atua também com psicoterapia com crianças e adolescentes para problemas emocionais e comportamentais.




Andrea Luccas - Neuropsicóloga - 06/99463

Psicóloga, especialista em Neuropsicologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) Formada em Psicologia na Universidade São Judas Tadeu. Atende pessoas de todas as idades (a partir dos 2 anos de idade) e seus métodos e técnicas avaliam e diagnosticam as condições do nosso cérebro. A Neuropsicóloga coordena uma equipe de psicólogos especialistas em Neuropsicologia que após o diagnóstico, prestam os atendimentos para estimular as funções cerebrais, como por exemplo: memória, concentração e atenção.


Para agendar a consulta inicial, entre em contato: (11) 3492-3278 ou clique aqui no número do whatsapp: 95396-3704

Estamos à disposição para maiores informações!


     Atenciosamente, 
                                                                                Equipe Harmonie Instituto.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é dia da Conscientização do Autismo

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Como é o atendimento de psicologia para crianças?