Postagens

Saúde mental do trabalhador

Imagem
O trabalho, é reconhecidamente, o local onde passamos a maior parte do nosso dia. Por este motivo, um ambiente saudável e harmônico é fundamental, não só para que o profissional mantenha o equilíbrio emocional, mas também, para que o mesmo atinja bons resultados e obtenha o desempenho esperado.

No entanto, cada vez mais encontramos profissionais afetados por doenças relacionadas ao trabalho e grande parte delas são doenças mentais.

Essas patologias geral faltas e até mesmo afastamentos prolongados, ocasionando, inclusive, acidentes de trabalho.

Desta forma, atentas a este problema, muitas empresas têm procurado investir em programas de Qualidade de Vida e em prevenção de doenças no trabalho. No entanto, infelizmente, o paradoxo começa quando se observa outras questões. Estruturas organizacionais cada vez mais enxutas, metas muito agressivas, competitividade acirrada; entre outros problemas enfrentados pelo profissional, são alguns dos fatores que levam-no a adoecer. Sem contar a corr…

Intolerância Religiosa

Imagem
Intolerância Religiosa – Caso Kayllane Campos

Este texto é baseado na minha monografia, apresentada em 2017, para obtenção do
título de especialista em Psicologia Junguiana ( IJEP/FACIS ).

Na visão de Carl Gustav Jung, tudo tem uma explicação, um simbolismo que nos une ao
mundo. O próprio tema desta monografia veio de encontro a uma indignação pessoal.
Indignação é a minha motivação pessoal, pois tive a oportunidade de conhecer vários
templos religiosos, na Europa, e observar a história desses conflitos.

O exemplo de intolerância religiosa abordado neste texto é o caso de Kayllane Campos,
uma menina de 11 anos (2015, RJ) que, ao sair de um culto de Candomblé foi vítima de
preconceito religioso e agredida a pedradas por dois homens da religião evangélica.

Esses homens, visivelmente alterados, ostentavam a Bíblia e gritavam frases do tipo: “É
o Diabo; vá para o inferno; Jesus está voltando”. A menina foi atingida na cabeça e
sangrando muito, foi socorrida por familiares e amigos, custan…

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Imagem
Transtorno de Estresse Pós-Traumático - Inicialmente na guerra e hoje tão atual


Na atualidade, infelizmente tornou-se frequente recebermos notícias sobre eventos catastróficos provocados por homens e por desordens da natureza. Quase que diariamente somos rodeados por casos de violência. Vivemos hoje em um lugar que eu particularmente o chamo de "selva de pedra" (Termo utilizado como título de telenovela brasileira escrita por Janete Clair em 1972 e readaptada em 1986).
Todos os dias geralmente as pessoas buscam alcançar seus objetivos com muito trabalho e esforço. E ao sair de casa (e em alguns casos dentro da própria casa), se inicia a luta pela sobrevivência.
Em estado de alerta constante, na posição de defesa, quase que preparados para conseguir sair mais um dia ileso de uma "selva", onde existem possíveis riscos a qualquer momento e lugar. Diante deste cenário, os transtornos psiquiátricos atingem altos índices entre populações de todas as idades. Estresse, ans…

Hoje é dia da Conscientização do Autismo

Imagem
2 de abril

Dia da Conscientização do Autismo

Pensando na crescente desse transtorno, sabemos o quanto é importante conscientizar as pessoas sobre, mostrando quais são os sinais, características e orientando sobre o que se deve fazer.

Você sabe o que é Transtorno do Espectro Autista (TEA)?

Trata-se de um transtorno no neurodesenvolvimento. É um assunto complexo, no entanto, há aspectos básicos para que se possa compreender de forma clara este conceito.

Segundo o DSM-5 o Transtorno do Espectro Autista é descrito como déficits persistentes na:

- comunicação, podendo ser verbal ou não verbal;
- interação social;
- alterações sensoriais;
- comportamentos restritos e repetitivos;

Até hoje não tem comprovação de fato sobre as causas do TEA, existem diversas pesquisas em andamento, o que se sabe, é que suas causas são multifatoriais, existe o fator genético e o fator ambiental.

Embora não seja possível apontar a causa básica, existem diversas condições associadas ao transtorno, como: Deficiê…

Ciúme romântico X Ciúme Patológico

Imagem
Ciúme romântico X Ciúme Patológico: Você consegue diferenciar um do outro? 
O ciúme é um dos sentimentos mais presentes nos relacionamentos, sejam eles héteros, sejam homo afetivos.
Há quem entenda que não há amor, se não houver ciúme.
Se, por um lado, essa forma de enxergar o relacionar-se é tido como algo esperado, por outro, é gerador de angústia para o parceiro(a), quando esse ciúme extrapola os limites do sensato e saudável.
Daí a importância de, tanto quem sente, quanto quem está sendo alvo do sentimento, perceba que esse limite está sendo ultrapassado.
Quando falamos em ciúme romântico, presente em praticamente todas as relações, vemos muito mais, comportamentos de zelo e cuidado, do que tentativas de invasão e controle.
Já quando o assunto é ciúme patológico, há o empenho em monitorar o outro, chegando ao ponto de tentar saber, se é possível, até no que ele está pensando.
Em tempos de redes sociais, celulares e outras formas de comunicação, para esse ciumento, representam desa…

Como você está se sentindo agora?

Imagem
Como você está se sentindo agora? 

Em tempo de vida corrida, foco em produtividade e excesso de diagnósticos, a pergunta "Como você está se sentindo agora?" parece ter perdido o seu sentido de expressão de subjetividade. Estamos em um período histórico em que o que nos move é sempre acompanhado da necessidade de produzir mais, realizar mais, atingir mais objetivos. Dessa forma, os sentidos têm sido delegados à categoria de coadjuvantes, ou até de violão do sucesso.
Acontece que somos seres que sentem e não conseguimos fugir dessa nossa dimensão, por mais que tentemos. Podemos nos distrair temporariamente, mas em algum momento da vida seremos surpreendidos por isto que não tem forma concreta e não tem lógica. Isto que nos toma e, se não cuidado, nos impede de fazer, de produzir, de seguir. Por vezes, literalmente de seguir (você já ouviu alguém falar que sentiu tanto medo que foi incapaz de andar? Pois é).
Para cuidar desta dimensão da nossa existência, precisamos olhar para …

Um pouco de humanidade diante da dor - como lidar com o sofrimento nas situações de crise

Imagem
Na última semana, fomos todos acometidos por uma grande tragédia de proporções doloridas e desastrosas. Uma situação de crise como a que aconteceu na escola estadual de Suzano toca a cada um de nós em particular e também afeta a nossa coletividade, despertando medos e angustias as quais cotidianamente não prestamos tanta atenção.

Diante de tamanho sofrimento, é comum que questões de grande angústia sejam trazidas principalmente por crianças e adolescentes, pois a escola é um dos lugares que mais inspira segurança e vinculação social e emocional.

E, então, nos deparamos com uma questão fundamental: como auxiliar nossas crianças a lidarem com as emoções e os sentimentos que emanam à partir de uma situação traumática? Essa é sempre uma questão delicada e que depende de fatores diversos, mas algumas medidas simples podem ser adotadas para auxiliar na condução desta questão, e estão aqui algumas possibilidades:

Em uma situação de crise e/ou desastre, a primeira coisa que se perde é a segu…