Postagens

Qual a importância do brincar?

Imagem
É muito comum que ao vermos uma criança brincando imaginamos que ela esteja apenas se divertindo. No entanto, não é apenas isso que acontece. Por meio do brincar a criança aprende, cria autonomia, reflete e desenvolve sua criatividade. É possível também que ela consiga se expressar e assumir diferentes papeis que a possibilitam estabelecer contato com o mundo real. Dentro desse cenário, é possível que a criança se desenvolva brincando por meio de desenhos, jogos, massinhas, brincadeiras estruturadas, não estruturadas, bonecos, tintas e qualquer material que estimule a imaginação. Além disso, é bastante importante que durante o processo do brincar haja uma participação ativa dos responsáveis pela criança. Essa interação se torna relevante para a relação, fortalecendo o vínculo, a segurança e a afetividade. Na correria do dia-a-dia nem sempre temos tempo para pensar em brincadeiras com as crianças ou colocar todas as ideias em práticas. Então, separamos uma lista com algumas sugestões d…

Terapia de casal

Imagem
Terapia de Casal


Queremos aqui nesse post refletir com você leitor, sobre os motivos pelos quais um casal pode recorrer a um processo de psicoterapia de casal, além também de levar informações sobre como funciona essa modalidade de terapia.

Conhecer alguém, perceber afinidades, namorar, conviver, identificar qualidades e defeitos, lidar com todos eles, vivenciar certos rituais como o noivado, o casamento e dividir o mesmo espaço.
Conhece esses passos?
Ocorre que cada um idealiza o amor do seu próprio jeito, cada pessoa tem um exemplo do que é viver a vida a dois através das experiencias do passado, de suas histórias e do seu mundo interno.
 E como alinhar tudo isso a vida a dois?
É importante cada um de nós estudarmos a nossa própria psique para que consigamos ampliar a nossa consciência através do autoconhecimento. Para tal, processos de psicoterapia são bem vindos, pois são facilitadores desse processo. Geralmente fazemos de forma individual com o nosso próprio psicólogo. É que também …

Criança pode fazer Psicoterapia?

Imagem
Criança pode fazer Psicoterapia?


Essa é uma dúvida muito comum, não só dos responsáveis, mas também de pessoas que não conseguem imaginar uma criança deitada em um divã falando sobre seus dilemas. Realmente, essa não é uma cena comum e nem esperada para o atendimento infantil. Quando falamos nessa modalidade de psicoterapia, falamos em ludoterapia.

Mas, o que é isso? Ludoterapia é o tratamento por meio de jogos e brincadeiras para aliviar as angústias dos pacientes. Melanie Klein, psicanalista austríaca, criou essa "técnica do brincar" na década de 1920 e identificou nos jogos e nas brincadeiras uma via para expressão dos conflitos e das ansiedades. 
Nessa "sessão do brincar", a criança poderá explorar seus sentidos, expor seus conteúdos e, em parceria com o psicoterapeuta, dramatizar, brincar e utilizar os recursos lúdicos.  Ainda assim, é esperado que as pessoas se sintam confusas quanto ao procedimento da Psicoterapia infantil. Por isso, separei aqui o que costuma …

Pessoas que dormem menos de 8 horas por noite são mais propensas a sofrer de depressão ou ansiedade.

Imagem
Dormir menos do que as recomendadas oito horas por noite está associada a pensamentos intrusivos e repetitivos, como aqueles vistos em ansiedade ou depressão, de acordo com novas pesquisas da Universidade de Binghamton, Universidade Estadual de Nova York.


A Professora de Psicologia da Universidade de Binghamton Meredith Coles e o ex-aluno de pós-graduação, Jacob Nota, avaliaram o tempo e duração do sono em indivíduos com níveis moderados a altos de pensamentos negativos repetitivos (por exemplo, preocupação e ruminação). Os participantes da pesquisa foram expostos a diferentes imagens destinadas a desencadear uma resposta emocional, e os pesquisadores acompanharam sua atenção através de seus movimentos oculares. Os pesquisadores descobriram que as interrupções regulares do sono estão associadas à dificuldade em deslocar a atenção para longe da informação negativa. Isso pode significar que o sono inadequado é parte do que faz com que os pensamentos intrusivos negativos permaneçam e int…

Síndrome do Pânico - Como é?

Do nada seu coração acelera. Descompassa. Perde o ritmo. As mãos, geladas, suam. Parece que falta ar. Seu corpo sua e treme. Seu peito dói. Você se sente fraco. Tonto. Algumas vezes, formigamento, náuseas, vômitos. Dor de cabeça. Esgotou seu tempo de validade? Chegou sua senha? É a morte chamando? Nada disso. Você está tendo um ataque de pânico. Os sintomas se confundem muito com um ataque cardíaco. Por isso muitas pessoas, nas primeiras vezes, pedem para serem levadas para uma emergência. E, na emergência, os exames dão resultados absolutamente normais. Por quê? Porque o corpo não está doente. Apenas age como se estivesse. Os sintomas são físicos. A doença, não. O ataque de pânico é um tsunami de ansiedade. Uma crise de desespero. Somados à sensação de um grande perigo se aproximando. A pessoa sente como se estivesse morrendo. Ou enlouquecendo. E a sensação é devastadora. Paralisante. Bloqueia a vida. Em situações reais de perigo, é bom mesmo que o corpo se prepare para reagir. E lu…

Você sente muita dor no pescoço, rosto e cabeça? Fique alerta, pode ser estresse.

Imagem
Você se sente tenso, com dor no pescoço, dificuldade de mastigar? Este é um dos sinais do estresse. Saiba um pouco mais sobre o funcionamento do seu corpo e das suas emoções para minimizar os efeitos do estresse em sua vida.


Os músculos das regiões da cabeça, face, do pescoço e cervicais tem um funcionamento equilibrado e harmônico. Esses músculos não apenas estão relacionados com as funções fisiológicas mas também expressam sentimentos e outros estados emocionais. 

As expressões de tédio, medo, ansiedade, frustração, alegria, expectativa, aborrecimento, ódio e raiva são apresentadas pelas pessoas  nas regiões da face, da cabeça, do pescoço, dos ombros e da cervical sem que se possa disfarçar conscientemente estas expressões, elas aparecem sem o nosso comando ou controle.

Percebe-se que não é tão difícil "decifrar" o estado emocional de alguém utilizando as formas de expressão facial e a tensão de todos os músculos dessas regiões. 


Músculos duros, tensos e rígidos associados ao …

Sobre fazer Psicoterapia e a História dos 3 Porquinhos

Imagem
(Texto produzido por Luciane Gomes Perez - Sócia na Harmonie Instituto)
Você certamente já conhece o conto infantil dos 3 Porquinhos.
Se não conhece ou se já se esqueceu, te ajudo a relembrar. Três porquinhos decidem construir cada um uma casinha que servirá para fugir do Lobo que está lhes ameaçando. O primeiro porquinho fez uma casa de palha, pois concluiu que teria menos trabalho e seria mais rápido de finalizar o trabalho. O segundo porquinho fez sua casa de madeira, e com o mesmo pensamento do outro porquinho, fazer rápido par ater mais tempo para outras coisas. Finalmente o terceiro, fez uma casa de tijolos, mais sólida e com isso demorou muito mais tempo para a construção. Quando o lobo decidiu atacá-los, as duas primeiras casas facilmente foram derrubadas, e todos os irmão se protegeram na casinha de tijolos, a que demorou mais, deu mais trabalho e certamente custou mais.
Esta fábula nos dá uma uma série de lições, mas a reflexão que trago para hoje, é que na maioria das veze…