Postagens

O Jovem e a Escolha Profissional

Imagem
O Jovem e a Escolha Profissional
Não posso nem tentar me divertir O tempo todo eu tenho que estudar Fico só pensando se eu vou conseguir  Passar nesse tal de vestibular (Trecho da música "Química" de Renato Russo)
Sabemos que a adolescência é um período de transição no desenvolvimento humano e a escolha da profissão faz parte dessa transição, pois significa "entrar no mundo dos adultos". Essa escolha, porém, é motivo de muitos conflitos para o jovem, pois este sofre com a pressão da família, dos amigos, da mídia e com suas próprias dúvidas. 
Com a globalização e a modernização de alguns processos, a diversidade de profissões e áreas de atuação cresce a cada dia mais, aumentando também os dilemas dos adolescentes sobre o que escolher. Muitos jovens, nesse período, recebem uma verdade sobrecarga de informações e acabam optando por uma profissão, tomando como base, muito mais os referenciais externos, do que nos próprios anseios. 
No Brasil os jovens escolhem a profissão…

O som do silêncio

Imagem
O som do silêncio


Ela ficou em silêncio um, cinco dez, quinze minutos. Ainda que estivesse angustiada com falta de som na sala e pensando no que sua terapeuta estava pensando, não conseguiu perguntar ou dizer. Lá fora, ouvia vozes animadas, talvez uma conversa na recepção, talvez alguém rua. Dentro da sala, ouvia sua respiração e só. A terapeuta a olhava, ela sabia, mas ela não olhava de volta.

Queria contar que dentro do peito morava um vazio que ela não sabia explicar de onde veio e para onde ia. Queria chorar, mas não conseguia - quase nunca chorava. Queria falar, mas não encontrava por onde começar ou como descrever o que sentia. Queria ser abraçada, mas não conhecia quem pudesse lhe oferecer o abraço necessário para preencher o vazio do peito (será que existiria esse abraço?). No lugar de todas as expressões, reinava o silêncio que já chegava a quase 20 minutos.

Muitas vezes tentava imaginar o que a terapeuta pensava quando ela se silenciava. Gostava de imaginar que ela estivesse…

Sobre laranjas, panelas e o desejo de compartilhar as experiências humanas"

Imagem
 "Sobre laranjas, panelas e o desejo de compartilhar as experiências humanas"
Tempo de leitura 4 minutos






Já faz algum tempo que as relações humanas viraram um nicho de mercado. Não raro encontrarmos em sites, livrarias e mídias sociais materiais de todo o tipo que concentram explicações, tutoriais, rituais ensinando às pessoas técnicas e macetes para relacionarem-se melhor. Geralmente, isso tudo é direcionado para o âmbito das relações amorosas e/ou conjugais; não por acaso, aquelas que muitas vezes mais nos despertam angústia. Acredito que assim seja exatamente porque as relações amorosas consistem em experiências que abarcam não apenas as nossas fantasias e vivências mais íntimas conosco mesmos, mas principalmente as experiências que incluem o outro: um outro que, quando nos apaixonamos, sempre é território desconhecido e almejado para se desbravar e possuir.

O ápice de todas essas informações comumente se concentra em alguma colocação simplista e quase que autoritária, ge…

Sobre Banalização dos Transtornos Mentais

Imagem
Tempo de leitura aproximado:  1 minuto e 40 segundos




Cada dia mais nos deparamos com amigos, familiares e até mesmo nós (por que não?), utilizando de diagnósticos de transtornos mentais para se referir a sentimentos e ações do cotidiano.

Quantas vezes você já ouviu "hoje eu estou depressivo"? Frases como "Nossa, isso é TOC!", são comumente ditas e ouvidas quando a pessoa tente a ser bastante organizada.
Se você costuma limpar muito, você tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Se você está agitado por conta de uma situação que está por vir, você tem TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada). Se você passou por uma situação difícil recente, tem TEPT (Transtorno do Estresse Pós Traumático).
Para além disso, em algumas mídias sociais, o termo "esquizofrenia" pode ser visto descrevendo políticos e comportamento de mercado financeiro. Vocês sabiam que há muito tempo esse termo é associado com "comportamentos contraditórios"? Nesse caso o mercado …

Neuropsicologia

Imagem
Você sabia que muitos psicólogos são especialistas em Neuropsicologia?
                Você já ouviu falar sobre a Avaliação Neuropsicológica?


       Queremos aqui explicar sobre o trabalho desse especialista, sobre o que é, quais são os motivos para realizar a Avaliação Neuropsicológica e a sua importância.



Os psicólogos especialistas em Neuropsicologia, são os responsáveis em avaliar e identificar as funções cognitivas do cérebro. Através de uma investigação minuciosa é possível entender como estão funcionando os processos da: Atenção, Memorização, Orientação, Planejamento, Organização, Linguagem, Aprendizagem, Inteligência, Visioconstrução, Percepção e muitas outras.
Contudo a Avaliação Neuropsicológica não deixa de avaliar o funcionamento psicodinâmico da pessoa, ou seja, o comportamento, as motivações psíquicas, emoções e personalidade, pois este trabalho tem como objetivo relacionar cérebro e o comportamento.
Quem solicita uma avaliação Neuropsicológica?
A solicitação de uma avaliação…

Psicopedagogia

Imagem
Você já ouviu falar sobre Psicopedagogia e Avaliação Psicopedagógica?

Queremos aqui explicar sobre o trabalho dos profissionais especialistas, sobre o que é, quais são os motivos para realizar uma Avaliação Psicopedagógica e a sua importância.



A psicopedagogia é um campo de atuação construído a partir da pedagogia e a psicologia recebendo também influências tanto da psicanálise como da psicologia cognitiva.

A psicopedagogia estuda a aprendizagem humana em todas as fases da vida, afinal, estamos em constante aprendizado desde que nascemos, como por exemplo: mastigar, andar, falar e são inúmeros os conhecimentos adquiridos durante a vida. Mas é no período escolar que podem acontecer dificuldades de aprendizagem, pois é onde demanda as habilidades para que o aprendizado aconteça.

Sobre o trabalho psicopedagogo

O objetivo dos profissionais que trabalham na Psicopedagogia é identificar as Dificuldades ou Transtornos de Aprendizagem que podem ser de origem cognitiva, emocionais ou pedagógicas e…

Como é o atendimento de psicologia para crianças?

Imagem
Como é a  Psicoterapia para Criança?



Essa é uma dúvida muito comum, não só dos responsáveis, mas também de pessoas que não conseguem imaginar uma criança deitada em um divã falando sobre seus dilemas. Realmente, essa não é uma cena comum e nem esperada para o atendimento infantil. Quando falamos nessa modalidade de psicoterapia, falamos em ludoterapia.

Mas, o que é isso? Ludoterapia é o tratamento por meio de jogos e brincadeiras para aliviar as angústias dos pacientes. Melanie Klein, psicanalista austríaca, criou essa "técnica do brincar" na década de 1920 e identificou nos jogos e nas brincadeiras uma via para expressão dos conflitos e das ansiedades. 
Nessa "sessão do brincar", a criança poderá explorar seus sentidos, expor seus conteúdos e, em parceria com o psicoterapeuta, dramatizar, brincar e utilizar os recursos lúdicos.  Ainda assim, é esperado que as pessoas se sintam confusas quanto ao procedimento da Psicoterapia infantil. Por isso, separei aqui o que cost…