Síndrome do Pânico - Saiba como a Psicoterapia pode te ajudar.

Síndrome do Pânico - Saiba como a Psicoterapia pode te ajudar.

Texto elaborado por Luciane Gomes Perez com colaboração da Psicologa Fernanda Mion CRP 06/71074

Síndrome do Pânico - O que é?


Quem sofre de Síndrome do Pânico, é tomado de surpresa por crises de medo e desespero.  O coração dispara, a pessoa tem a sensação de que irá morrer de um ataque do coração, começa a suar bastante e sente falta de ar.

As crises duram em média 15 minutos, e o sofrimento é tão grande durante a crise, quanto entre os intervalos, que podem variar de horas, dias ou meses, pois nunca se sabe quando uma nova crise pode acontecer.

Algumas pessoas que tem esta síndrome e não tratam logo no início  podem desenvolver ao longo do tempo um tipo de ansiedade chamada antecipatória. Nesta situação há uma preocupação de que as crises possam acontecer em situações em que não haja saída. Mais para frente a evolução gerará uma segunda doença a Agorafobia, um quadro de medo que se caracteriza pela pessoa fugir de situações nas quais uma crise possa representar perigo ou situações embaraçosas. É o medo do medo

A pessoa deixa de sair de casa e se sair cria um roteiro pré-definido que a faça se sentir segura.
Para superar as crises de pânico o apoio profissional é fundamental, um psiquiatra avaliará se a doença requer o uso de medicamentos que farão as crises diminuírem, e um psicólogo irá te ajudar a superar os estados emocionais que favorecem o aumento da ansiedade e do estresse.

E como fazer psicoterapia pode ajudar?

Com a ajuda de um terapeuta especializado a pessoa com Síndrome do Pânico pode aprender a reconhecer os sentimentos e pensamentos iniciais que desencadeiam os sintomas. Os pacientes aprendem a minimizar os pensamentos catastróficos. Ao modificar padrões de pensamento a pessoa ganha mais controle sobre o problema.

Durante o processo terapêutico a pessoa aprenderá técnicas para relaxar e exercícios de respiração e  com isso poderá reduzir quadros de ansiedade generalizada que são os gatilhos dos quadros de pânico.

Paciente e psicólogo trabalharão juntos para descobrir conflitos emocionais que possam estar na raiz do problema e com isso haverá uma redução gradual do estresse emocional.

Portanto a recomendação é de que a Psicoterapia é fundamental para que o cliente possa superar as crises de pânico e restabelecer a dinâmica de sua vida.

Procurar apoio especializado é fundamental.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é o atendimento de psicologia para crianças?

O que é Transexualidade?

Hoje é dia da Conscientização do Autismo