Posso te fazer uma pergunta? O que seu pai é para você?

Posso te fazer uma pergunta? O que seu pai é para você?

Este texto foi escrito por Luciane Gomes Perez em homenagem ao dia dos Pais.





O dia dos pais está chegando e para celebrar esta data, comecei a escrever este texto, com a idéia de transcorrer sobre a percepção que tenho de uma imagem fragilizada dos homens e dos pais em geral.


Observo que a figura do pai vem mudando. Este homem que antes era o ser absoluto da casa, que decidia tudo, sendo responsável por prover o sustento e por isso tendo mais direitos que deveres sobre a família, agora se vê perdido dentro de uma sociedade em que a mulher empoderada decide tudo, e decide inclusive se vai continuar ao lado dele.

Este Pai avançou pela história marcada por séculos de machismo e agora olha o mundo ao seu redor e vê pouca referência do mundo que aprendeu a ver. “Homem não chora, lugar de mulher é na cozinha…. E o Pai, se apavora: “- Então quer dizer que para ser um bom pai eu tenho que ser sensível, aprender a cozinhar e trocar as fraldas dos filhos? Ah pera lá, isso é coisa para o Rodrigo Hilbert, eu vou para o bar.”




"Sinto muito em dizer Pai, mas é necessário evoluir, assim como o mundo evoluiu."

Mas acredito que é preciso ter empatia com este Pai, é preciso se colocar no lugar dele e entender que crescer é difícil e que cada pessoa tem o seu tempo para este crescimento. E porque seria diferente com seu pai?




Já percebeu que a imagem que temos do nosso pai vai mudando ao longo da vida? De herói a vilão, e para algumas pessoas chega aquele momento de olhar para o pai com entendimento e compreensão, e por que não, perdão?

E por mais que se negue a sua existência, ou que ele não tenha assumido o seu papel de pai, o que nunca deixará de existir na vida de um filho, ainda que se negue, é a falta do seu pai.


Finalmente, para obter inspiração para encerrar este texto que despretensiosamente é uma homenagem a todos os pais e especialmente ao meu pai, pedi para algumas pessoas próximas completarem a frase..

Meu pai é…


E a resposta de bate pronto sempre é a mais ou menos padrão, meu pai é meu Herói, meu pai é justo, meu pai é bondoso, meu pai é legal, meu pai é bravo.

E aí eu perguntei, mas o que seu pai é para você?


Após a pergunta feita desta forma, percebi que a resposta mudou de figura, as pessoas ficaram mais reflexivas, algumas se emocionaram, para outras faltaram palavras, surgiu um sorriso ou aquela risada nervosa… E vieram palavras recheadas de sentimentos… mas todas as respostas posso resumir em uma “Meu pai é amor”.

E que assim seja, não importando quem seja o seu pai, quão perto ou longe ele esteja, desejamos que você tenha uma figura paterna que possa representar este amor para você!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como é o atendimento de psicologia para crianças?

O que é Transexualidade?

Hoje é dia da Conscientização do Autismo