Posso te fazer uma pergunta? O que seu pai é para você?

Posso te fazer uma pergunta? O que seu pai é para você?

Este texto foi escrito por Luciane Gomes Perez em homenagem ao dia dos Pais.





O dia dos pais está chegando e para celebrar esta data, comecei a escrever este texto, com a idéia de transcorrer sobre a percepção que tenho de uma imagem fragilizada dos homens e dos pais em geral.


Observo que a figura do pai vem mudando. Este homem que antes era o ser absoluto da casa, que decidia tudo, sendo responsável por prover o sustento e por isso tendo mais direitos que deveres sobre a família, agora se vê perdido dentro de uma sociedade em que a mulher empoderada decide tudo, e decide inclusive se vai continuar ao lado dele.

Este Pai avançou pela história marcada por séculos de machismo e agora olha o mundo ao seu redor e vê pouca referência do mundo que aprendeu a ver. “Homem não chora, lugar de mulher é na cozinha…. E o Pai, se apavora: “- Então quer dizer que para ser um bom pai eu tenho que ser sensível, aprender a cozinhar e trocar as fraldas dos filhos? Ah pera lá, isso é coisa para o Rodrigo Hilbert, eu vou para o bar.”




"Sinto muito em dizer Pai, mas é necessário evoluir, assim como o mundo evoluiu."

Mas acredito que é preciso ter empatia com este Pai, é preciso se colocar no lugar dele e entender que crescer é difícil e que cada pessoa tem o seu tempo para este crescimento. E porque seria diferente com seu pai?




Já percebeu que a imagem que temos do nosso pai vai mudando ao longo da vida? De herói a vilão, e para algumas pessoas chega aquele momento de olhar para o pai com entendimento e compreensão, e por que não, perdão?

E por mais que se negue a sua existência, ou que ele não tenha assumido o seu papel de pai, o que nunca deixará de existir na vida de um filho, ainda que se negue, é a falta do seu pai.


Finalmente, para obter inspiração para encerrar este texto que despretensiosamente é uma homenagem a todos os pais e especialmente ao meu pai, pedi para algumas pessoas próximas completarem a frase..

Meu pai é…


E a resposta de bate pronto sempre é a mais ou menos padrão, meu pai é meu Herói, meu pai é justo, meu pai é bondoso, meu pai é legal, meu pai é bravo.

E aí eu perguntei, mas o que seu pai é para você?


Após a pergunta feita desta forma, percebi que a resposta mudou de figura, as pessoas ficaram mais reflexivas, algumas se emocionaram, para outras faltaram palavras, surgiu um sorriso ou aquela risada nervosa… E vieram palavras recheadas de sentimentos… mas todas as respostas posso resumir em uma “Meu pai é amor”.

E que assim seja, não importando quem seja o seu pai, quão perto ou longe ele esteja, desejamos que você tenha uma figura paterna que possa representar este amor para você!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saúde mental do trabalhador

Neuropsicologia

O que é Transexualidade?