Psicologa Infantil explica qual a importância do brincar?




É muito comum que ao vermos uma criança brincando imaginamos que ela esteja apenas se divertindo. No entanto, não é apenas isso que acontece.
Por meio do brincar a criança aprende, cria autonomia, reflete e desenvolve sua criatividade. É possível também que ela consiga se expressar e assumir diferentes papeis que a possibilitam estabelecer contato com o mundo real.
Dentro desse cenário, é possível que a criança se desenvolva brincando por meio de desenhos, jogos, massinhas, brincadeiras estruturadas, não estruturadas, bonecos, tintas e qualquer material que estimule a imaginação.
Além disso, é bastante importante que durante o processo do brincar haja uma participação ativa dos responsáveis pela criança. Essa interação se torna relevante para a relação, fortalecendo o vínculo, a segurança e a afetividade.
Na correria do dia-a-dia nem sempre temos tempo para pensar em brincadeiras com as crianças ou colocar todas as ideias em práticas. Então, separamos uma lista com algumas sugestões de brincadeiras e momentos para ter com eles:



Crianças até 03 anos
- Ler e contar histórias
- Ouvir músicas
- Dançar
- Brincar com água
- Brincar com massinha

Crianças de 04 até 07 anos
- Mímica
- Desenhar
- Passa anel
- Argila
- Cobra-cega


Crianças acima de 08 anos
- Jogos de tabuleiro
- Assistir filmes
- Preparar receita juntos
- Caça ao tesouro
- STOP

Esperamos que essas informações possam contribuir positivamente.
Atenciosamente,

Flávia dos Santos Lima
Psicóloga Clínica - CRP 06/129080
Atendimento à crianças na Zona Leste de São Paulo, região do Tatuape.

Para agendar uma consulta você pode nos ligar no 113492 3278 ou nos chamar pelo whatsapp por este link Whats App Harmonie Instituto
                                         
                                         
Harmonie Instituto
Rua Itapura, 414 - Tatuapé - São Paulo




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Intolerância Religiosa

O que é Transexualidade?

Transtorno de Estresse Pós-Traumático