Terapia de casal


Terapia de Casal



Queremos aqui nesse post refletir com você leitor, sobre os motivos pelos quais um casal pode recorrer a um processo de psicoterapia de casal, além também de levar informações sobre como funciona essa modalidade de terapia.


Conhecer alguém, perceber afinidades, namorar, conviver, identificar qualidades e defeitos, lidar com todos eles, vivenciar certos rituais como o noivado, o casamento e dividir o mesmo espaço.

Conhece esses passos?

Ocorre que cada um idealiza o amor do seu próprio jeito, cada pessoa tem um exemplo do que é viver a vida a dois através das experiencias do passado, de suas histórias e do seu mundo interno.

 E como alinhar tudo isso a vida a dois?

É importante cada um de nós estudarmos a nossa própria psique para que consigamos ampliar a nossa consciência através do autoconhecimento. Para tal, processos de psicoterapia são bem vindos, pois são facilitadores desse processo. Geralmente fazemos de forma individual com o nosso próprio psicólogo. É que também podemos recorrer a psicólogos para atendimentos a casais quando queremos prevenir e identificar o que está por trás dos sentimentos da vida a dois.


QUANDO UM CASAL DEVE FAZER PSICOTERAPIA?

Geralmente procuramos o psicólogo quando já há algum problema acontecendo, porém o ideal é recorrer antes dele se agravar. Para ambas as situações o psicólogo de casal pode ajudar durante o processo de terapia aplicando seu conhecimento teórico e com técnicas  psicológicas.





Existem diversas situações num relacionamento que um casal pode recorrer e relacionamos abaixo algumas delas:


  • Brigas constantes
  • Desentendimentos na comunicação
  • Pouco ou nenhum diálogo
  • Sentimentos de mágoa e ressentimentos
  • Distanciamento
  • Falta de libido
  • Traição da confiança
  • Falta de comprometimento de uma das partes

Entre outros...


COMO FUNCIONA A TERAPIA DE CASAL?



A função da terapia de casal é acolher o casal, oferecer apoio emocional, trabalhar a comunicação entre as partes, identificar o que está interferindo na harmonia da relação, encontrar novas maneiras de cada um se comportar, ressignificar sentimentos e estabelecer novas possibilidades. 

Em muitos casos o objetivo da terapia pode ser perceber se há como restabelecer a relação por haver sentimentos e comprometimento de ambas as partes no sentindo de renovar a relação. 

Diferentemente do que muitos pensam, o papel do profissional de psicologia não é dar conselhos e nem sugerir comportamentos, e sim atuar como um facilitador na comunicação, para estimular o casal a buscar juntos essas soluções.

Aqui na Harmonie Instituto, atendemos o casal em todas as sessões, só atendemos separadamente em caso de falta de algum deles. Quando necessário,  indicamos para psicoterapia individual para tratar questões pessoais, próprias de cada um.  

Normalmente uma vez por semana com 50 minutos de duração.


Para maiores informações e agendamentos de consulta, Nos chame pelo whatsapp



A TERAPIA DE CASAL ATENDE TODOS OS CASAIS.

Não é necessário ser casado para recorrer a Terapia de casal. Pode ser casais de namorados, noivos, ou que moram juntos. Além disso, muitos psicólogos atendem casais LGBT também. 


E QUANDO O CASAL RESOLVE SE SEPARAR?

Através do processo de psicoterapia, o casal irá falar com o psicoterapeuta e entre eles, pode ser que e um deles ou ambos percebam que não há mais motivos para continuar e mesmo sendo uma decisão muito difícil, não percebem possibilidades. 
É importante ressaltar que a terapia de casal não tem o objetivo de salvar ou separar e sim oferecer acolhimento e apoio emocional.


E QUANDO O CASAL PERCEBE SENTIMENTOS E QUER RETOMAR O RELACIONAMENTO?

Como escrevemos acima, durante o processo da terapia de casal, ambos entram em contato com seus sentimentos, refletem sobre seus pensamentos, conversam sobre eles e o psicólogo é o facilitador de todo esse processo. Pode ser que se perceba vontade e engajamento de ambos para restabelecer a relação e nesse caso, o foco da terapia é encontrar maneiras e formas do casal se comunicar de forma assertiva, exercitar a empatia, ressignificar sentimentos e mudanças comportamentais. 


Esperamos que essas informações tenham sido úteis e queremos que saiba que estamos à disposição em caso de dúvidas e outros esclarecimentos.


Atenciosamente, 
Equipe de Psicólogos da Harmonie Instituto
Terapia de Casal na Zona Leste de São Paulo
Rua Itapura, 414 - Metrô Carrão

(11) 3492-3278 / 95396-3704














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é dia da Conscientização do Autismo

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Como é o atendimento de psicologia para crianças?