Você sente muita dor no pescoço, rosto e cabeça? Fique alerta, pode ser estresse.

Você se sente tenso, com dor no pescoço, dificuldade de mastigar? Este é um dos sinais do estresse. Saiba um pouco mais sobre o funcionamento do seu corpo e das suas emoções para minimizar os efeitos do estresse em sua vida.




Os músculos das regiões da cabeça, face, do pescoço e cervicais tem um funcionamento equilibrado e harmônico. Esses músculos não apenas estão relacionados com as funções fisiológicas mas também expressam sentimentos e outros estados emocionais. 

As expressões de tédio, medo, ansiedade, frustração, alegria, expectativa, aborrecimento, ódio e raiva são apresentadas pelas pessoas  nas regiões da face, da cabeça, do pescoço, dos ombros e da cervical sem que se possa disfarçar conscientemente estas expressões, elas aparecem sem o nosso comando ou controle.

Percebe-se que não é tão difícil "decifrar" o estado emocional de alguém utilizando as formas de expressão facial e a tensão de todos os músculos dessas regiões. 


Músculos duros, tensos e rígidos associados ao estresse "podem deformar" completamente a expressão das emoções.

E a pessoa que é submetida ao estresse por muito tempo acaba adquirindo uma expressão inconsciente dura, tensa, amarrada, sem vida e ás vezes um pouco taciturna, dando a entender que não está dentro da realidade.

Quando estamos sob estresse, os músculos do pescoço e da região cervical são os primeiros a serem afetados e normalmente sentimos  uma sensação de rigidez e dureza, desconforto, de tensão crônica, de peso e até mesmo encurtamento do músculo e essa sensação é produzida pela contração contínua de todos os músculos da cabeça, do pescoço e da região cervical.

A pessoa que tem os seus músculos com funcionamento anormal em decorrência do estresse tem uma aparência de dureza, falta de vitalidade, palidez e tristeza.

Por isso é importante estarmos atentos tanto a nós mesmos,  e com as pessoas à nossa volta, pois a dor nessas estruturas pode ser interpretada como um pedido de socorro, uma necessidade inconsciente de parar para receber tratamento e poder enfrentar melhor os causadores do estresse.

Quem sofre de dor crônica  e tensão intensa nessas regiões, podem querer expressar de forma inconsciente que:


  • Estão exaustos
  • A capacidade de resistir a situações estressantes está diminuída
  • Precisam para e descansar
  • Podem ficar seriamente doentes a qualquer momento


Para reduzir esses sintomas decorrentes do estresse, o ideal é encontrar formas para desestressar. Os especialistas tanto em dor, quanto em situação emocional recomendam:

1. Praticar meditação ou técnicas induzidas de relaxamento.
2. Fazer exercícios físicos diariamente
3. Manter rotína contínua de encontro com amigos
4. Ter noites de sono com 8hs contínuas
5. Fazer psicoterapia
6. Fazer massagens 
E principalmente 
7.Explorar situações que gerem bastante humor, afastando-se da tensão emocional e mental.


Estas são apenas algumas dicas e orientações, o ideal é sempre buscar apoio de especialistas como médico e psicólogos para reduzir e minimizar os efeitos do estresse e assim encontrar maior qualidade de vida.





(Texto produzido por Luciane Gomes Perez- fonte: Livro Estresse no Cotidiano - Omar Franklin Molina.)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Intolerância Religiosa

O que é Transexualidade?

Transtorno de Estresse Pós-Traumático