O que acontece na primeira consulta com psicólogos?



Eu escrevi este texto logo após uma consulta inicial de avaliação com uma moça que disse estar muito nervosa no nosso primeiro contato.
Tanto ela quanto outras pessoas já me revelaram que antes de ir ao consultório para uma avaliação psicológica, sentiram-se ansiosas, com dúvidas do tipo:

- Mas o que eu devo falar?
- Por onde eu devo começar?
- O que será que o(a) psicólogo(a) vai pensar de mim?
- Será que ele(a) vai ficar me analisando?
- E se ele(a) contar o que eu disser para alguém?

E muitas vezes, sentem reações físicas, como: dores de cabeça e na barriga, suor excessivo e até insônia.
Para que essas reações e questionamentos não sejam impedimento para se procurar terapia, segue abaixo alguns esclarecimentos sobre o que acontece nessa primeira consulta.

Nós psicólogos, consideramos as primeiras consultas, um período de avaliação. É quando nos conhecemos pessoalmente, conhecemos as queixas, percebemos se teremos que fazer encaminhamentos a outras especialidades e/ou profissionais e elaboramos um planejamento a ser seguido ao longo do processo psicoterapêutico.

É claro que a conduta de um profissional varia de acordo com sua especialidade e método de avaliação, mas na psicologia temos alguns princípios que são iguais ou parecidos em nossa atuação, segue algumas delas:

Sigilo: Quando um psicólogo se forma, fazemos juramentos, um deles é que tudo aquilo que ouvimos e vemos, ficará em extremo sigilo para proteger o atendido. Afinal, não faria sentido, nós psicólogos revelarmos sobre qualquer fato da vida dos nossos pacientes, se escutar e saber sobre conteúdos tão particulares faz parte do nosso trabalho.

Escuta terapêutica: Durante a nossa vida nós podemos sentir vontade ou até mesmo necessidade de dividir nossas angústias, nossas limitações, nossas crenças ou até mesmo potencializar recursos, como coragem, segurança e determinação, por exemplo. Normalmente conversamos com pessoas mais próximas parentes e amigos, em busca de conselhos e apoio, o que é muito bom. A diferença de conversar com um profissional de psicologia é que não damos conselhos, escutamos, mantemos sigilo e ajudamos nossos pacientes através de técnicas terapêuticas a buscarem seus recursos e ainda "potencializá-los" para a resolução da sua queixa.

Proporcionar conforto: Faz parte da nossa prática respeitar o tempo do nosso paciente e proporcionar a ele um ambiente acolhedor para que ele se sinta a vontade em expor os motivos que lhe trazem ao consultório. Normalmente a conversa é agradável porque a pessoa percebe ao conversar com um psicólogo que não há julgamento e críticas e que desde do início há um puro respeito pela história e por seu modelo de mundo. Tudo o que nós psicólogos queremos, é que você se sinta à vontade e que seja estabelecida uma relação de extrema confiança e harmonia para facilitar a conquista dos resultados esperados.

Então o que eu sempre digo é: RELAXE!

Vá mesmo se estas perguntas existam. Através do auto conhecimento será possível mudar o que precisa ser mudado, então venha com disposição para colocar tudo o que é trabalhado na psicoterapia em prática durante o dia-a-dia. Esse é o segredo para dar certo!

O que me deixa feliz é perceber que mesmo a pessoa chegando tensa e ansiosa, ela saí da consulta melhor do que veio,

Não deixe para depois, busque felicidade. Nós psicólogos estamos aqui para ajudar!

Abraços

Fernanda C Mion
Psicóloga Clínica - CRP 06/71074
Formação em Psicoterapia Breve, Hipnose e Programação Neuroliguistica - PNL - Pós Graduanda em Neurociência do Comportamento focado em Ansiedade pela UNIFESP

Observações:

Você também pode ler esse texto no blog da psicóloga: http://www.fernandamionpsicologa.com.br/2011/03/o-que-acontece-na-primeira-consulta.html

Se preferir, pode assistir em vídeo:






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hoje é dia da Conscientização do Autismo

Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Pessoas que dormem menos de 8 horas por noite são mais propensas a sofrer de depressão ou ansiedade.